segunda-feira, 3 de novembro de 2008

É normal?

Assiste esse vídeo:

O que você achou disso? Um absurdo né? Mas um absurdo que você vê acontecendo em uma quantidade tão grande de lugares e situações que chega a pensar: "Sabia que isso ia acontecer, também, pra que foram deixar esses meninos (com cara de pivete) entrarem na Bienal?"
.

Pois é. estamos sofrendo de um mal ridículo e que não pode continuar. Estamos achando tudo isso "normal", justamente por acontecer tanto. É a pichação no muro da sua casa; é você parar o carro na rua e "saber" que tem que rolar um trocado pro tomador de conta; é você ver a pessoa jogar lixo na rua e que "saber" que todo mundo (ou quase) faz isso; é você ir numa festa é "saber" que todo mundo vai beber até cair (sem falar nos tantos que ainda vão consumir outras coisas).
.

Coisas que não são "normais" mas que estão ficando, justamente pelo hábito diário que estamos cultivando. Todos sofrem de Normose, a patologia do normal. Nossos valores, conceitos, hábitos de pensar e agir mudam a partir do momento que isso passa a ser feito pela maioria, ainda que as consequências sejam negativas. Freud já dizia que "nossos hábitos são o resultado de normas inconscientemente introjetadas e são, muitas vezes, resultado de consensos que, por sua vez, vão gerar normas – normas de vida, normas alimentares, normas de pensamento, normas políticas".

.

E essa Normose se aplica de diferentes formas. O problema é o quanto estamos vivendo em função na normalidade doentia, ruim.

.

E você? Você anda achando NORMAL tudo isso que vêm acontecendo no mundo e na nossa sociedade?

Um comentário:

Unknown disse...

Pensar que isso é normal talvez seja o caminho mais fácil do que pensar no que leva pessoas a cometerem tais atitudes que não fazem o menor sentido.