Nesta última quinta feira (18/09) eu estive lá na Casa Fiat de Cultura para participar de mais uma edição do Sempre um papo - ciclo de palestras e debates que acontece regularmente, há quase 20 anos - com o Ronaldo Fraga e Graça Cabral. Todos sabem quem é o Ronaldo. A Graça, apesar de não ter um nome muito conhecido, é uma das criadoras do SPFW junto com o Paulo Borges.
.
Os dois foram falar sobre Artes Plásticas e Moda, de que maneira as artes influenciam, hoje, os processos criativos na moda. Foi um debate muito bacana. Mas bom mesmo foi uma dica do Ronaldo, que me deixou absurdamente interessado. Ele citou um documentário do Win Wenders, A Notebook on Cities and Clothes (que foi traduzido para o português como "Identidade de nós mesmos"), onde ele traça o processo de criação e história de vida do estilista Yohji Yamamoto e questiona ainda as possibilidades de criação do meio digital. Detalhe: o filme é de 1987.
.
E o que me fez ficar interessado em assistir o documentário foi uma frase citada pelo Ronaldo, sobre quando Wenders pergunta a Yamamoto o que ele pensa a respeito da palavra identidade, seja ela identidade de moda ou de uma marca. A resposta de Yamamoto:
.
Identidade é tudo aquilo que cada um constrói dentro de si.
.
Pra você essa frase pode não dizer muita coisa. Para mim isso diz muita coisa. Muita coisa sobre tudo aquilo que vemos no nosso dia-a-dia, sobre essa busca de identidade, contrução de perfis socio-culturais que tanto nos desafia na comunicação.
.
Já procurei o filme pra comprar. Já achei, inclusive, o filme no Youtube. Alguma pessoa muito bem intencionada postou todo o documentário, em 8 partes. Abaixo segue um trecho do filme:
.
.
E abaixo segue o trecho inicial do filme, que é simplesmente perfeito:
.
"You live wherever you live,
you do whatever work you do,
you talk however you talk,
you eat whatever you eat,
you wear whatever clothes you wear,
you look at whatever images you see…
.
YOU’RE LIVING HOWEVER YOU CAN. YOU ARE WHOEVER YOU ARE
.
“Identity” …
of a person,
of a thing,
of a place.
“Identity”.
The word itself gives me shivers.
It rings of calm, comfort, contentedness.
What is it, identity?
To know where you belong?
To know your self worth?
To know who you are?
How do you recognise identity?
We are creating an image of ourselves,
We are attempting to resemble this image…
Is that what we call identity?
The accord between the image we have created of ourselvesand … ourselves?
Just who is that, “ourselves”?
.
We live in the cities.
The cities live in us …time passes.
We move from one city to another, from on country to another.
We change languages,
we change habits,
we change opinions,
we change clothes, we change everything.
Everything changes, And fast.
Images above all...
.
O post foi longo. Mas foi por uma causa digna. =)
3 comentários:
Valeu demais! Te digo que este foi o Post do Ano, aqui no Plan. Uma coisa que me impressiona é que vc vê um cara tipo o Ronaldo Fraga, reconhecidamente foda, numa humildade absoluta perante outras pessoas. Acho isso mto bacana, e o verdadeiro SER FODA. Saber que sempre vai ter alguém que sabe mais. Mto massa esse post. Ah! e a frase: Identidade...já entrou pro eu guarda-roupa de expressões, definetely!
Pois é, a frase é linda mesmo. Saí de lá encantado com a frase, com a palestra, com tudo. Também entrou pra minha listinha.
E qto ao Post do ano, brigado. Fiquei até tímido. =)
Esse doc. é o máximo mesmo nigrito! Tem um livro tb desse doc., que nas minhas pesquisas na pós, eu utilizei... E o Yoji é tb um mega estilista, que aborda as formas de uma maneira incrível! Dá uma olhadinha em alguns desfiles dele... vc vai gostar!!
Vc só gosta de coisa boa!! rsrsrsrs
Bjosssss
Postar um comentário