quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Espírito Esportivo

O patrocínio esportivo no Brasil é algo que ainda engatinha. Empresas como a austríaca RedBull tem estratégias de promoção alinhadas com o esporte, no caso os esportes de aventura e automobilísticos. Um dos problemas que as empresas poderiam alegar é que apoiando tal time o torcedor do time rival poderia não compra produtos de sua marca. Convicção que se provou totalmente errada. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa da TNS Sport. publicada no meio & mensagem. De acordo com a pesquisa 95,53% dos entrevistados responderam que não deixariam de comprar algum produto ou serviço por ele ser patrocinador de um clube rival.
A pesquisa também indicou as empresas com maior recall entre os torcedores. Essas são as 10 marcas lembradas:

1 Nike 20,11%

2 Adidas 11,30%

3 Coca-Cola 7,26%

4 Skol 7,04%

5 Brahma 6,06%

6 Fiat 5,36%

7 Puma 4,81%

8 Penalty 4,39%

9 LG 4,31%

10 Vivo 4,19%

Apenas para citar um caso a FIAT patrocina o Atlético Mineiro desde o fim do ano passado mas para não causar controvérsia entre os cruzeirenses acabou comprando o patrocínio da manga do clube celeste. A mesma lógica existe, segundo eu, entre relação do desempenho do time e a marca patrocinadora, pois senão não existiriam atléticanos comprando carros da FIAT.

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