sábado, 20 de setembro de 2008

Discussões em trânsito

Rolou a seguinte discussão (super saudável) no twitter:
.
.
.
E resolvi trazer a discussão de lá pro lado de cá também. Tudo isso porque parei pra pensar no quanto temos opiniões diferentes sobre assuntos que nos parecem tão simples. Esta discussão, por exemplo, me parecia muito simples e óbvia: hoje os jovens consomem as mesmas marcas, ouvem as mesmas músicas, assistem os mesmos seriados, etc, pq hoje tudo é global. .
.
Um produto lançado lá fora chega até nós rapidamente, basta comprar pela internet. Não existe mais limitações geográficas para se lançar nenhuma modinha. .
.
E o motivo que me fez entrar na discussão foi o fato de não concordar que os jovens de hoje são a primeira geração com a mesma cabeça. Na verdade, estes jovens simplesmente representam a realidade que todos nós estamos vivendo: tudo muito diferente mas também muito igual, justamente pela falta de fronteiras. .
.
Na nossa época era a mesma coisa. Todos usavam moletom da Benetton, também bebiam Coca-Cola, tinham ídolos muito parecidos, era louco pra ir na Disney, e lá vai a nostalgia tomando conta... .
.
O mundo mudou e os jovens também, pra mim não é nada além disso. .
.
E você, o que acha? =)

Um comentário:

Gabriel Paraiso disse...

Eu acho que o post da camiseta de Leds deveria ser creditado à mim, mas tudo bem...rsrsrsrs
Sobre modinhas e fronteiras ou a falta delas: essa idéia de que essa é a primeira geração que pensa igual é absolutamente errada. Em um livro desses de 7a série tem uma declaração de Sócrates sobre a adolescência da época dele e é impressionante como a percepção sobre o adolescente é a msm, seja hj ou na Grécia Antiga. É uma característica do ser humano se aglomerar em grupos e isso se dá através de referências iguais. Ponto. Isso é fato histórico. Com certeza agora rola uma mega facilidade de acesso, pq lembra na época do gravar fitinha K7 no micro sistem cortando as vinhetas da rádio? Hj e mais feacil, mas na época do meu pai era moda virar a havaianas ao contrário, na minha foi jaqueta do HardRock e pra galera de hj, é franja na cara. Muda a moda, mas n muda o comportamento. Basicamente isso.