sexta-feira, 16 de maio de 2008

A Publicidade dá Lugar a Arte

Nos últimos dias em Belo Horizonte alguns abrigos de ônibus ao invés de estamparem anúncios nos espaços reservados estampam imagens dos própios usuários do transporte coletivo. A exposição é de autoria do artista Estevão Machado e é intitulada "Lírica Urbana Provisória". Segundo reportagem do jornal O Tempo "O projeto do artista abrange diversas ações: leva a arte das galerias para as ruas, ocupa o espaço da propaganda (ou seja, do consumismo) com obras de arte, provoca o olhar do transeunte que vê a si mesmo nas pinturas e a partir daí estabelece um contato com o objeto artístico, dá um novo colorido ao espaço urbano." Para mim é uma forma bacana de se fugir do lugar comum, valorizar o espaço e promover a cultura.

2 comentários:

Renato Ferreira disse...

Eu vi isso e fiquei curiosíssimo.

Mas eles deviam divulgar isso de alguma forma nos locais, pq eu, neurótico como sou, já fiquei achando que era ação de guerrilha de alguma empresa.

Já estava contando os dias pra, de repente, ver a logo da Vivo nos abrigos... rs

Anônimo disse...

Fala Renato
excelente iniciativa mesmo!
só um adendo...

essa idéia não é 100% original não.
A arte moderna já saiu das galerias no início da década de 20!
E o contrário também... colocou nas galerias objetos não artísticos (vide Marcel Duchamp e tantos outros...)

O fato do espaço utilizado ser publicitário tb não é novo... há vários artistas que fazem arte em letreiros digitais, por exemplo, desde o minimalismo e depois. Principalmente na década de 1970 nos EUA (me foge agora o nome de uma dessas artistas que ficou famosa com isso...). Já foi utlizado o espaço dos outdoors tb.

Ou seja, a verdade na verdade, isso é novidade aqui em BH.
Mas que fica realmente parecendo Marketing de Guerrilha, isso fica!