quarta-feira, 7 de maio de 2008

Computação nas Nuvens

Reportagem do Jornal da Globo de ontem à noite mostrou para nós um pouco das idéias do Google para o futuro. A matéria mostra como é pensado hoje no Google o futuro da computação. Para seus membros a computação será nas "nuvens", um sistema baseado em computadores cada vez menos robustos que dão espaço para a internet. Se pensarmos é algo que já é buscado pelo Google através de produtos como o Google Apps e Docs, baseados em sistemas tradicionais em plataformas on-line. Buscando cada vez mais a inovação, o Google quer cada vez mais ser um modelo de negócio diferente da Microsoft que cresceu através de sistemas rígidos e off-line. Resta saber quem vai para as nuvens e quem vai para o inferno. .

3 comentários:

Anônimo disse...

Bem interessante, não sabia ainda do nome "mas nuvens" pro conceito/tendência. Já tinha escrito sobre um assunto parecido lá no meu blog, sobre o livro The Big Switch: "Tudo que acontece no computador deve migrar para a internet". Ah, e o photoshop online pode ser um dos vários exemplos dessa tendência.
PS: cada vez com mais vontade de trabalhar no google, rsrs

Anônimo disse...

ops! nas nuvens

Renato Ferreira disse...

Super concordo com a Suzana.
Photoshop é um bom exemplo disso. Eu mesmo já tenho utilizado alguns arquivos diretos no Google Docs, que permite que várias pessoas trabalhem ou acessem o mesmo arquivo, independente de onde estejam.

Aliás, o video do post anterior fala sobre isso tb.