quinta-feira, 27 de março de 2008

Mobile

E ontem rolou em SP o Mobile Marketing Forum, que procurou discutir os novos rumos da utilização dos celulares nas ações de comunicação pelas empresas. Bom, várias palestras, mesas-redondas e várias conversas de corredor marcaram este evento, que acontece cada ano em um país e esse ano o Brasil foi o escolhido.
.
E eu não tenho o que contar, afinal, não fui. Melhor mesmo é saber o que rolou com quem realmente esteve lá. Tipo a Monica Sabino, do Brand Game, que hoje começou a contar o que rolou lá no evento. Mas pouco foi falado por outros blogs e até mesmo sites especializados. Será que esse evento deu movimento mesmo?
.
Falando em Mobile, dia 18 foi apresentada a pesquisa GTI Telecom 2007/08, feita pela TNS Interscience e que envolveu 30 países, com mais de 16 mil entrevistados. O objetivo desta pesquisa (que já foi realizada em outros anos) é investigar o perfil e os hábitos de uso do usuário de telefonia móvel, critérios de compra de aparelhos e o envolvimento com as marcas.
.
O mais bacana da pesquisa é a definição de clusters como os Future Shapers e os Early Adopters, definidos a partir do envolvimento destes com a tecnologia e novas tendências. esses clusters, posteriormente, servirão para trabalharmos com estratégias mais focadas nestes perfis de consumidores. O estudo mostrou ainda que apesar do alto índice de uso dos aplicativos para o celular, o download não é o serviço mais usado para adquirir músicas, tanto que 22% dos usuários transferem os arquivos do - e para o - computador, conhecido como sideload (Óbvio, quase todo mundo faz isso).
.
Além disso, diz a lenda que as mensagens de texto (SMS) e e-mail podem estar próximas do fim, já que somente 31% dos latino-americanos que participaram da pesquisa demonstraram interesse em usar mensagens instantâneas pelo celular. (Isso já acho que não vai acontecer. Todo mundo no brasil sabe o quanto SMS é popular).
.
Enfim, quando vejo umas pesquisas dessas eu concordo muito com o que o pessoal do PubAddict disse aqui sobre as pesquisas de mercado, sejam elas quantitativas ou qualitativas. Resumindo, eles dissem que, na maioria das vezes, essas pesquisas só confirmam por meio de dados quantitativos aquilo que nós já sabíamos mas faltava a certeza. =)
.
Aqui e aqui tem mais informações a respeito da pesquisa Mobile.

Nenhum comentário: