terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Todos nos conectam

Outro dia eu estava pensando sobre como nossa vida se transformou numa verdadeira rede social. Hoje em dia, estabelecemos relações com quem conhecemos só virtualmente e talvez nem encontraremos um dia. Relações que são formadas, quase sempre, de acordo com nossos interesses sobre determinadas coisas, assuntos ou filosofia de vida. Além do Orkut (que, para mim, já funciona como uma lista de referências. Se eu quero achar alguém, vai no Orkut que você acha), há vários outros canais de relacionamento que contribuem cada vez mais para a expansão do seu círculo de amizades. E você começa a ver tantas vantagens nisso que acaba aderindo.
.
É o My Space para você compartilhar seus gostos musicais, é o Facebook copiando o Orkut, é o Brasil aderindo ao Via6 – que promete ser uma rede de relacionamentos profissionais ideal para fazer “aquele” networking, mas poucas pessoas aderiram. Nem o Twitter foge à regra. Aí lembrei daquela história de que todos nós estamos conectados à alguém que pode estar do outro lado do mundo (que eu nunca vi na vida), e tudo que nos separa são somente 6 pessoas.
.
É a famosa Teoria dos Seis Graus, coisa antiga mas super verdadeira (ainda mais nos dias de hoje), do pesquisador Stanley Milgram. Neste estudo ele tinha como objetivo fazer uma carta chegar a determinada pessoa sem que fosse endereçada diretamente a ela. E a carta chegou na pessoa! Claro que o estudo não foi só isso, mas a partir daí ele concluiu que seis pessoas nos separam de qualquer indivíduo que tentemos contactar (olha o gráfico aí embaixo). E tudo isso baseado nos grupos sociais e nas conexões que criamos ao longo da vida, que permite que entremos em contato com qualquer pessoa, em qualquer lugar. .
.
Tudo isso porque existem pessoas que servem como conexões entre diferentes grupos e eles possibilitam que entremos em contato com qualquer pessoa, em qualquer lugar. O mesmo estudo foi feito em 2002, dessa vez usando o e-mail (claro galera, a metodologia também evoluiu), e o resultado foi o mesmo. E eu comecei a refletir sobre isso e vi que muito já vem sendo discutido sobre o assunto. É o programa Urbano do Multishow que falou sobre isso, é esse vídeo aqui embaixo que discute a viralização por meio das redes sociais, etc.
.
Pronto. Agora eu pergunto: será que 6 pessoas me conectam à alguém muito conhecido e famoso, tipo a Angelina Jolie? Dá vontade de tentar, AGORA.

Nenhum comentário: