terça-feira, 23 de outubro de 2007

Resumão especial - SUSTENTABILIDADE - Sala Cidadão

Resolvi falar primeiro sobre esta sala porque foi a que eu participei durante toda a tarde do dia 04/07. Claro que, assim como nas demais salas do evento bem como em todos os fóruns e encontros que temos costume de ir, nem todas as palestras correspondem a nossa expectativa.
.
No entanto, na sala Cidadão eu gostei de quase tudo (ao contrário do pessoal das outras salas, que saíram criticando várias coisas), principalmente das palestras da Silvia Cervellini, que é diretora de atendimento e planejamento do IBOPE Inteligência. O legal desta sala é que eles mostraram como a sustentabilidade se aplica no indivíduo e o quanto isso interfere em todos os outros fatores.
.

Como eu coloquei o link com as apresentações, que contém todas as informações e muito mais detalhadas, acho desnecessário ficar comentando sobre isso. Mas duas coisas eu preciso comentar (principalmente a primeira) pois são coisas que nós percebemos no nosso dia-a-dia e, quando vemos isso sendo apresentado pelo Ibope dá aquela vontade de dizer: tá vendo? a gente tava comentando isso outro dia!. Estou me referindo a:

.

1º - O fato de que é cada vez maior o número de minorias, onde a sociedade se fragmenta de acordo com os hábitos de consumo e de estilo de vida e criam nichos de mercado. E isso acaba virando um paradoxo, já que as minorias muitas vezes precisam se unir para conquistarem certos benefícios. Isso foi, inclusive, citado por estudo que foi feito pelo Kantar Group no ano passado, o “Brand Building in the Brics”, em que mostra que a busca por reconhecimento profissional e social une consumidores de regiões distintas como Brasil, Rússia, Ìndica e China.

.

2º - A pesquisa exclusiva, onde foi avaliado como o cidadão se relaciona com seu tempo, com as outras pessoas e com o desconhecido. Isso foi tão legal que, enquanto a pesquisa era apresentada, eu não sabia se só prestava atenção, se tentava anotar mais alguma coisa ou se comentava algo sobre a pesquisa com o vizinho de cadeira (porque eu sempre faço isso!!).

.

Apresentações: Sala Cidadão

Nenhum comentário: